segunda-feira, 20 de junho de 2011

Introdução ao tecido adiposo:

Bem, para entender a obesidade precisamos saber o que é o tecido adiposo e sua importância para o organismo. Ele é o principal reservatório de energia do corpo com predominância de células adiposas armazenadas principalmente na forma de triglicerídeos que fornecem 9,3kcal/g de energia. Em pessoas com peso normal, o tecido adiposo corresponde a 20-25%  do peso corporal na mulher e 15-20% no homem.
Alem de ser influenciado por estímulos nervosos e hormonais, ele contribui para o isolamento térmico do organismo, pois as gorduras (armazenadas no tecido adiposo) são mais condutoras de calor. Também apresenta uma atividade secretora, sintetizando diversos tipos de moléculas como adiponectina e leptina (hormônios sitados no post da Giselle) e a lipase lipoproteica.

Deposição e mobilização de lipídeos:
Os triglicerídeos (ésteres de ácidos graxos e glicerol) são os principais lipídeos armazenados nas células adiposas e são originados de varias maneiras:
- pela alimentação quando são absorvidos e levados para as células adiposas como triglicerídeos dos quilomicrons*;
- através do fígado e a partir daí são transportados para o tecido adiposo, na forma de triglicerídeo-53%- presente na VLDL aproximada (lipoproteína);
- a partir de glicose tem a síntese de triglicerídeos nas próprias células adiposas

*Quilomicron é uma lipoproteína constituída principalmente de triglicerídeos (86%), colesterol, fosfolipídios e proteínas. A sua hidrolise e do VLDL acontece nos capilares sanguíneos do tecido adiposo pela ação da enzima lipoproteica, produzida pelas células adiposas que recebem em seu citoplasma ácidos graxos e glicerol que são 
 recombinados para formar moléculas de triglicerídeos que são depositados.











A noradrenalina é um neurotransmissor e desencadeia a hidrolise de triglicerídeos. Ela é liberada nas terminações nervosas e captadas pela membrana dos adipócitos que irão ativar a lípase sensível a hormônio que promovera a liberação dos ácidos graxos e glicerol que irão para os capilares do tecido adiposo. Os ácidos graxos, insolúveis em água ligam-se a albumina e são levados para outros tecidos pelo plasma sanguíneo. O glicerol é captado pelo fígado e reabsorvido. 






  Referencias bibliográficas: Histologia Básica - Junqueira e Carneiro.

 post: Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário