domingo, 19 de junho de 2011

HIPOTÁLAMO - Regulação da Ingestão de Alimentos

Você come porque tem fome?
Para de comer porque está saciado?

          A fome é um estado motivacional que provoca os comportamentos apetitivos de busca de alimentos. Ela é responsável por uma série de ajustes fisiológicos automáticos que mantêm a homeostasia alimentar. A homeostasia alimentar é mais do que a homeostasia calórica ou energética, porque envolve não apenas o equilíbrio das fontes de energia metabólica do organismo (macronutrientes como proteínas, carboidratos e lipídeos), mas também de outras substâncias químicas essenciais aos processos metabólicos (micronutrientes como aminoácidos, vitaminas e certos minerais).

                 As primeiras evidências que indicaram a participação do hipotálamo no mecanismo da fome e saciedade foram obtidas nos anos 50 pela realização de amplas lesões cirúrgicas experimentais em ratos. Quando o hipotálamo lateral era lesado bilateralmente, os animais deixavam de comer (afagia), tornando-se cada vez mais magros e chegando mesmo a morrer. Ao contrário, quando as lesões eram posicionadas no hipotálamo medial os animais passavam a comer mais (hiperfagia) e se tornavam obesos.
               
                Concluiu-se então que no Hipotálamo Lateral estaria o “centro da fome”, enquanto no Hipotálamo Medial ficaria o “centro da saciedade”.


Sendo assim, o hipotálamo funciona como um dos principais responsáveis pela homeostase corporal, exercendo atividade sobre o metabolismo de açúcares e gorduras, o balanço hídrico e a sensação de saciedade.

           Ao alimentar-se, o estômago dilata-se do tamanho que está acostumado pelas repetições das refeições e envia uma mensagem ao hipotálamo avisando-o que já está saciado, que não precisa comer mais. Com isso a pessoa está satisfeita e para de comer. Esse é o mecanismo.

Nos seres humanos. As lesões no hipotálamo também podem causar quadros clínicos que levam ao emagrecimento ou ao aumento de peso.

 

Lesões bilaterais do Hipotálamo lateral levam à afagia (inanição do apetite) levando a quase a zero a ingestão de água e alimento. É responsável, muitas vezes pela desnutrição, que pode conduzir até à morte.

Lesões bilaterais das áreas ventromediais do Hipotálamo Medial produzem efeitos contrários às lesões do hipotálamo lateral, provocandoa hiperfagia.





Referência: LENT, Roberto, Cem Bilhões de Neurônios, Ed Atheneu, 2010


POST: Vanessa Caroline Martins



Nenhum comentário:

Postar um comentário