domingo, 26 de junho de 2011

Diferenças anatômicas na deposição de gordura:

A forma como a gordura foi depositada no corpo possui influencia sobre fatores de risco associados à saúde. O excesso de gordura localizado na região da cintura é chamado de obesidade andróide-central- (em “forma de maça”) e esta associada a riscos maiores de hipertensão, diabete, dislipidemia, resistência à insulina e doença cardíaca coronariana. A razão cintura| quadril é maior que 0,8 para mulheres e maior que 1,0 para homens. Entretanto, quando o excesso de peso esta localizado na região do quadril é chamada de obesidade ginecóide-periferia-(em “forma de pêra”). Essa segunda forma é mais comum nas mulheres e a razão cintura| quadril é menor que 0,8 nas mulheres e menor que 1,0 nos homens.

Formato de maça: obesidade abdominal e maior quantidade de gordura visceral.



Formato de pêra: obesidade na região do quadril e menor quantidade de gordura visceral.








Diferenças bioquímicas nos depósitos de gordura:
As células adiposas abdominais são maiores e apresentam taxa de renovação de gordura mais alta que as células adiposas da região do quadril. Os adipócitos abdominais também respondem mais a hormônios e a substancias liberadas a partir da gordura abdominal são absorvidas pela veia porta, e assim, podem ir para o fígado. O aumento da captação de ácidos graxos pode levar a uma resistência à insulina. Já os ácidos graxos livres que foram originados da gordura vinda da região dos glúteos entram na circulação geral e não tem preferência pelo metabolismo hepático.


Numero de células adiposas:
Quando os triacilgliceróis são depositados nos adipócitos, essas células sofrem um pequeno aumento de tamanho.Depois que elas atingem seu limite máximo, elas param de se expandir e começam a se dividir, e isso leva um aumento do tamanho e também do número das células adiposas. Essa células não são perdidas depois que se proliferam e ficam armazenadas no corpo. Desse modo, quando um indivíduo obeso perde peso, o tamanho dos adipócitos é reduzido, entretanto o seu número não sofre alteração. Quando há esse aumento do volume dos adipócitos, esse processo é denominado de hipertrofia das células adiposas e quando há um aumento do numero de adipócitos, o processo é denominado de hiperplasia das células adiposas.


Localização das reservas de gordura corporal:
O tecido adiposo pode ser encontrado principalmente na pele (tecido adiposo subcutâneo), cavidade abdominal (tecido adiposo visceral) e esses dois são as maiores reservas de gordura, ao redor de vasos sanguíneos profundos e entre feixes de fibras musculares.



















# referencias bibliográficas:
Nutrição, fundamentos e aspectos atuais. Julio Tirapegui.
Bioquímica ilustrada. Pamela C. Champe, Richard A. Harvey, Denise R. Ferrier.

Post: Amanda


Nenhum comentário:

Postar um comentário