domingo, 3 de julho de 2011

Watch N´Ask

(De Alzheimer - Mateus Cambuí, Lucas Ugliara, Pedro Ernesto) Como o excesso de gordura na mulher vai produzir hormônios masculinos?


Toda mulher produz hormônios masculinos e femininos nos ovários, sendo que a testosterona é o principal hormônio masculino produzido. A produção de hormônios na mulher depende de uma regulação do equilíbrio hormonal. Um sinal de que esta regulação está desequilibrada é o excesso de produção de hormônios masculinos pelos ovários.

Vários fatores podem influenciar o desequilíbrio hormonal, mas um dos fatores importantes que colaboram para isso é o ganho de peso. Com o excesso de peso há um aumento da insulina produzida, devido a maior necessidade de captação de açúcar para as células e também devido ao aumento da resistência a insulina. Dessa forma o corpo fica sobrecarregado deste hormônio. O que se sabe é que a insulina estimula a produção de hormônios masculinos pelos ovários, e com essa sobrecarga de insulina no corpo ocorre uma tendencia ao aumento de produção de testosterona por estes órgãos.

A obesidade também pode influenciar o excesso de produção de testosterona quando está relacionada a doença da Síndrome do Ovário Policístico (SOP). A SOP manifesta-se como um desequilíbrio hormonal devido a uma alteração da glândula hipófise, estimulando a produção de hormônios masculinos pelos ovários. As causas desse problema ainda não são conhecidas, no entanto o que se sabe é que a obesidade piora a disfunção, portanto aumentando ainda mais a produção de hormônios masculinos.

#Referências bibliográficas
http://www.portalendocrino.com.br/ovarios_policisticos.shtml
http://anunes.e-familyblog.com/note/34952/perguntas-e-respostas-sobre-ov%C3%A1rios-polic%C3%ADsticos.html
http://www.cidadeatual.com.br/?q=noticia&id=1769
http://saude.hsw.uol.com.br/menopausa2.htm
http://saude.abril.com.br/edicoes/0265/corpo/conteudo_98378.shtml

Post: Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário