domingo, 3 de julho de 2011

Os alimentos regulam a expressão de genes essenciais para a manutenção da massa corporal

Os receptores ativados por proliferadores de peroxissomos* (PPARs) são proteínas que respondem a alterações nos lipídeos da dieta com modificação da expressão de genes que estão envolvidos com o metabolismo intra e extracelular de lipídeos e de carboidratos. PPARα,PPARδ e PPARγ são exemplos de isoformas dessa superfamília de receptores nucleares que se ligam geralmente aos ácidos graxos e atuam no núcleo formando heterodímeros (proteína composta por duas subunidades diferentes) com um outro receptor nuclear. E assim, alterando a taxa de transcrição desses genes.



-PPARγ: Está envolvido com a ativação de genes para a diferenciação de fibroblastos em adipócitos e de genes que codificam proteínas que são utilizadas para síntese e armazenamento de lipídeos nos adipócitos do fígado e do tecido adiposo (principalmente). Ou seja, ele age aumentando a síntese e armazenamento de lipídeos ( fígado e tecido adiposo) e a produção de adipocinas ( hormônios peptídicos que são produzidos no tecido adiposo). Além disso, sua expressão no músculo aumenta a sensibilidade à insulina e é ativado pelas drogas utilizadas no tratamento do diabete tipo 2.




-PPARα: É expresso no fígado, coração, rim, tecido adiposo marrom e músculo esquelético. Seus ligantes são eicosanoides (moléculas com 20 carbonos derivadas de ácidos graxos pertencentes às famílias ômega-3 e ômega-6), ácidos graxos livres e drogas utilizadas no tratamento de doenças coronárias por aumentar o HDL no sangue e reduzir os triglicerídeos. No fígado, ativa genes que aumentam a oxidação de ácidos graxos ( resultado encontrando no músculo também) e a formação de corpos cetônicos durante o jejum.



-PPARδ: Detectam todo tipo de alteração na dieta lipídica sendo reguladores-chave da oxidação de gorduras. Atua no fígado e no músculo codificando até nove genes que estimulam a oxidação no carbono beta dos ácidos graxos (β-oxidação), e o resultado disso é a perda de peso, termogênese e redução de gorduras. Devido seu poder "emagrecedor", é utilizado em drogas no tratamento da obesidade.


-PPARβ: Isotipo do PPARδ que faz basicamente a mesma coisa.





  



* O nome peroxissomos veio pelo fato que eles foram reconhecidos inicialmente por seu papel na síntese dos peroxissomos.


Referências bibliográficas:
-David L. Nelson; Michael M. Cox – Princípios de Bioquímica de Lehninger



Post: Giselle Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário