A obesidade é uma doença crônica, que pode se desenvolver a partir de fatores geneticos, metabolicos, sociais,economicos e politicos . Refere-se basicamente ao acumulo de excesso de gordura corporal sendo prejudicial a saude.
A obesidade é relevante para o campo da saúde, pois está associada a varias doenças como: cardiovasculares, respiratórias, distúrbios metabólicos, aparelho digestivo, entre outras. Outro fator importante associado a essas doenças é seu impacto nas relações sociais, como por exemplo, a discriminação dos indivíduos obesos.
Aspectos sociais
As mudanças ocorridas nas ultimas décadas como a transição demográfica de desnutrição para indivíduos obesos, o aumento significativo da economia no país, os aspectos sociais e a evolução da tecnologia melhorando a qualidade de vida da população alteraram o padrão de morbi-mortalidade nas sociedades modernas. Entretanto, o aumento da mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis ( como é o caso da obesidade) tornaram o quadro de saúde das populações um tanto quanto preocupante. Por isso, mudanças nos indicadores nutricionais como a alimentação, qualidade de vida e dos alimentos entre outros e também fatores como trabalho fora de casa, falta de atividades físicas foram avaliadas e relacionadas a obesidade.
Estatísticas Mundiais
Pesquisas feitas na Inglaterra e no Pais de Gales, em 1997, mostram um percentual de 17% e 20% para homens e mulheres, respectivamente obesos. Nos EUA, a pesquisa nacional, III National Health and Nutrition Examination Survey(NHANES III), evidenciou que 20% dos homens e 25% das mulheres eram obesos. Esses dados mostra que essa doença nao se restringe a alguns paises e esta presente em todo o mundo.
Estatísticas Brasileiras
A obesidade é um problema complexo e um dos maiores desafios de saúde pública deste século. No Brasil, os dados sobre obesidade foram obtidos pela Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN). No Brasil,40% da população (mais de 65 milhões de pessoas) está com excesso de peso e 10% dos adultos sao considerados obesos, apresentando Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30kg/m2, o que mostra que o individuo esta acima do permitido.
referencias bibliograficas:
Julio Tirapegui. Nutricao fundamentos e aspectos atuais.
dados estaticos brasileiros:http://www.afh.bio.br/digest/digest4.asp
Post: Amanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário