![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiYaomLsCwGbwal73Q0anL2gI6ExU1Ywnt5yM47razWlAdwEdGC7Z-LCckjtcgKJ73qF6h09_O-Vz5PUuAEaJp780Xu5hW33KJ1swKfoinVL_5NWFo76xYjBl58FKW_XlCAw1xzalxUd8/s200/Bisfenol.jpg)
FDA confirma presença de substância associada à obesidade em enlatados. A FDA (agência que controla alimentos e medicamentos nos EUA) confirmou no dia 22/06/2011 a presença substância química bisfenol A (BPA) em revestimentos internos de latas de bebidas e alimentos. O produto químico, segundo pesquisas, pode provocar varios problemas de saúde dentre eles a obesidade.
Segundo especialistas, a novidade não é a presença do bisfenol A nessas embalagens, mas o reconhecimento por parte do FDA, órgão oficial do governo norte-americano, e isso representa um avanço no combate ao bisfenol A nos EUA. A substância é usada na fabricação do plástico e no revestimento interno de latas de bebidas e alimentos.
O relatório do Centro para Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada do FDA, que corresponde à Anvisa nos EUA, justificou o reconhecimento tardio da presença dessa substância quimica alegando que em outros estudos foram poucos os produtos que continha essa substância.
Encontrou-se a substância quimica, Bisfenol A em 90% (71 das 78) das latas analisadas. Os estudos concluiram também que a concentração do BPA tende a ser 10 vezes maior nos próprios alimentos enlatados, sendo que ela é usada na fabricação do plástico e revestimento de bebidas e alimentos.
Mais informações:
Post: Amanda Rosa