Quando o assunto é alimentação o que não faltam são dúvidas... Então, vão aí algumas dicas a respeito de “ditos-populares”... Porque afinal, muitos deles não fazem o mínimo sentido!!!
# Qual a relação entre substâncias termogênicas e a perda de peso? As substâncias termogênicas têm a capacidade de aumentar o gasto energético do indivíduo. Atualmente, a relação das substâncias termogênicas com a perda de peso não está comprovada, assim como não é plenamente segura.
O composto termogênico promove uma elevação do metabolismo corporal fazendo com que haja uma necessidade maior de energia. Um exemplo desse composto é a cafeína que aumenta a ativação do sistema simpático, assim pode estimular a lipólise (degradação de ácidos graxos), desse modo a gordura pode ser usada como substrato energético.
# O consumo de cálcio tem alguma relação com o peso corporal?
Estudos mostram que há uma relação negativa entre o consumo de cálcio e o peso corporal. A ingestão de cálcio de origem láctea tem papel essencial na regulação do metabolismo energético. As dietas ricas em cálcio aumentam a concentração dele nos adipócitos, e isso promoverá a lipogênese e um possível ganho de peso. Já a redução dos níveis de cálcio é um estímulo para lipólise, acelerando a perda de peso. Entretanto, essas comprovações são recentes e as conclusões sobre o efeito do cálcio na obesidade não são definitivos.
# Por que é mais difícil reduzir a gordura em determinadas regiões do corpo? O que é preciso fazer para reduzi-lá?
Há locais no corpo em que a redução de gordura é mais difícil. Essas regiões têm gorduras que são chamadas de “gorduras localizadas” e estão presentes principalmente nos glúteos, nas coxas e nas regiões que se encontram abaixo do abdômen. Os adipócitos que estão localizados nessas regiões não respondem bem aos hormônios, por isso a lipólise será “prejudicada”. Desse modo, como a gordura quase não será utilizada para fornecer energia ela ficará acumulada. Há um mito de que exercícios físicos contribuem para a redução de “gorduras localizadas”. De fato, o aumento da massa muscular e seu fortalecimento nessas regiões minimizam esteticamente essas gorduras fazendo com que elas fiquem “escondidas”, porém elas não são reduzidas.
# Com o aumento da idade, torna-se mais fácil emagrecer?
Sim, principalmente pelos motivos abaixo:
-Massa magra é reduzida;
-As pessoas tendem a ficar sedentárias, não praticam exercícios físicos e ficam mais tempo no computador, televisão etc;
-Redução da taxa de síntese protéica.
# Comer carboidrato à noite engorda?
Isso é verdade, pois o carboidrato eleva a taxa de insulina deixando a gordura acumulada, daí se você dormir em seguida essa gordura não é queimada.
# O consumo de massas, arroz e alimentos ricos em carboidratos é desaconselhável para quem deseja perder peso ou para quem quer evitar engordar?
Muitas pessoas acham que o ganho de peso esta associado com o consumo de carboidratos, entretanto isso é um mito. Porém, o consumo exagerado de calorias sem gastá-las faz com que um indivíduo ganhe peso. Quando se ingere muito carboidrato além do necessário, o organismo ao invés de oxidar o lipídeo, oxida primeiramente o carboidrato e a gordura (lipídeo) que foi ingerida não é oxidada e acaba sendo armazenada.
# Suplementos de vitaminas e minerais podem fazer engordar?
Não. As vitaminas e os minerais não engordam porque nosso organismo não gera energia a partir desses micronutrientes, embora esses compostos sejam importantes para algumas vias metabólicas. Entretanto, se nesse suplemento houver lipídeo, proteína ou carboidrato aí sim ele será “usado” para produzir energia.
# Quando um fumante abandona o cigarro ocorre ganho de peso?
Sim. De acordo com dados de pesquisas, um indivíduo que para de fumar pode ter um aumento de 4,5kg no seu peso. Porém, cerca de 13% dos ex-fumantes ganham 11kg ou mais. A gordura é armazenada principalmente no tecido adiposo subcutâneo e esse aumento se deve à elevação da ingestão de caloria, diminuição da taxa de metabolismo basal e da atividade física e aumento da atividade da enzima lipoproteína lípase.
# Azeite de oliva não é bom pra quem quer fazer dieta?
Isso é falso, pois os azeites aceleram o metabolismo e reduzem o colesterol.
#Tomar chá verde no lugar de água é saudável?
Não é saudável porque o chá verde contém cafeína que interfere na absorção de nutrientes, como o ferro e a vitamina C.
# Produtos diet e light engordam?
Diet são os alimentos em que há uma redução ou retirada de algum nutriente que faz parte de sua composição e são direcionados para indivíduos com alguma doença relacionadas a esse nutriente. Esses produtos têm menos nutrientes, mesmo assim podem ser calóricos. Por exemplo, a coca-cola diet quase não possuem calorias e não engorda, por outro lado outros alimentos como chocolate ou doce diet apresentam maiores quantidades de lipídeos e proteínas e se engeridos em grandes quantidades podem levar ao ganho de peso. Já os alimentos lights geralmente possem menos calorias do que o normal devido à diminuição de 25% de algum nutriente, mas se ingeridos em excesso podem engordar.
.
# Beber água na refeição engorda?
A água dilui as enzimas digestivas e o suco gástrico prejudicando a absorção de nutrientes e o ritmo do metabolismo.
# Arroz com feijão todo dia engorda?
O ideal é não exagerar, pois essa “duplinha” tem uma quantidade muito boa de proteínas, minerais e vitaminas que equilibram o metabolismo e regulam o intestino.
# Quem quer emagrecer deve dispensar o jantar?
Não é bom dispensar nenhuma refeição, porém a noite é melhor comer alimentos mais “leves” para que não seja transformado em gordura porque o metabolismo está mais lento.
Referências bibliográficas:
-Revista Boa forma ano 26 número 1 Edição 288, Janeiro 2011;
-Tirapegui, Júlio- Nutrição: fundamentos e aspectos atuais;
Post: Giselle Melo e Amanda Rosa.